Webcast rezas das horas

As vezes nossas produções nos leva a lugares especiais com pessoas especiais. Em 2003 fomos contatados pela area de internet da Emissora Holandesa KRO/RKK para falar sobre transmitir as “rezas das horas” para as trappistines do Abdij Koningsoord em Berkel-Enschot. a vida monástico e algo conhecido pela nossa empresa ja tendo trabalhado alguns anos fazendo transmissão e gravacao para o Abdij Maria Toevlucht em Zundert. Fui uma experiência especial para nos ‘nerds’, andando ao redor do mosteiro. Seus equipamentos parecem estar fora do lugar, um sentido de voltar 100 anos atras... Fora de andar com seu celular, e um verde Clamshell laptop da Apple.

webcast ob-van with us and the brothers

KRO/RKK pediu para desenvolver uma solução de webcasting ao vivo, deixando a liturgia de horas disponível pelo mundo inteiro, seis vezes ao dia. Precisava ser portátil para poder mover o conjunto para outros eventos e locais também. O Live-Stream precisava ser pequeno, para espectadores conectando pelo linha de telefone no internet. Isso pediu da gente para pensar muito bem na solução certa, pois seria uma trabalho a parte e única, sendo que não existia comercialmente (e ainda não existe) e não podíamos pedir as freiras para começar o stream digitando comandos de UNIX em um terminal.

O resultado fui um flight-case de um metro de altura com uma mesa de audio e Compressor Gate. Com isso podemos controlar o som e volume. O sinal era enviado para um encoder de audio. O computador com sistema Linux gerando um mp3 audio-stream, pequena suficiente para todas ouvintes, mas com bastante qualidade para apreciar as rezas, hinos e salmos. Também tinha um no-break, prevenindo o conjunto de para durante falha de energia. Alem disso usamos uma sistema de second hard-drive raid para extra proteção.

Começando e parando o stream era uma historia diferente. Desenvolvemos uma caixa pequena com um botão de começar e parar e uma luz. Esta caixa ficava na igreja na parede. Uma das freiras pressionava o botão, a luz começava piscar e o stream começou. Parecia simples por fora mas dentro desta caixa tinha um pequeno servidor enviando sinais para o encoder de audio. Apertando o botão gerava alguns scripts começando o encoder, ligar para dentro do servidor de streamin pela linha ISDN, e começava. Depois alguns anos, a disponibilidade de ADSL no mosteiro fez nos mudando algumas coisas, e também instalar um encoder de video. Com isso agora e possível de ouvir e ver a liturgia das horas ao vivo. Controlarmos o encoder de video remoto para manter a paz dentro do mosteiro.

start/stop box .. webcast set

Em 2009 o mosteiro todo mudou, de Berkel-Enschot para Oosterbeek, perto da Arnhem. KRO-RKK pediu para mudar o conjunto todo e fazer uma instalação nova. Usarmos a oportunidade para melhorar tudo, colocar novos microfones mais adequadas para a acústica da nova igreja. Uma sistema de CMS fui desenvolvido, agora deixando possível para as freiras a programação de começo e final da transmissão por conta própria.

new webcast set + new location

Agora estamos 12 anos na frente, e trocarmos o velho encoder para um novo. Desta vez construirmos um encoder com mais economia de energia. Novamente tudo feito customizado pois uma solução pronta nao existe. Fizermos isso juntos com as especialistas de servidores Warpnet da Groningen. Prontos para os próximos 12 anos, e o mosteiro também para as transmissões especiais de Natal nos próximos dias. Se você quer ouvir, por favor visite o website das trappistines pelo este link:

link: rezas das horas

Michiel Overeem - managing director Connecting Media Netherlands